segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DE UM PACIENTE DO SUS PACIENTE


Procura- se uma Unidade de Saúde,
Uma Unidade de Saúde da Família;
Não precisa ser complexa,
Nem côncava nem convexa.
Procura-se uma Unidade de Saúde,
Que tenha de fato recepção,
Que receba toda gente,
Como deseja o cidadão;
Não precisa ser bonita,
Ter fachada de empresa,
Basta atender as pessoas,
Com equidade e com presteza.
Não precisa ter portas de vidros,
Painel eletrônico computador,
Basta atender a população,
Com respeito e com humor.
Procura-se uma Unidade,
De assistência a Saúde,
Não importa qual seja o porte,
Quero apenas ser atendido,
Sem precisar usar a sorte...
Procura-se um profissional de Saúde,
Que se ponha em meu lugar,
Quando na falta de solução,
Não me bote para andar.
Procura-se um profissional de Saúde,
Que não se julgue pelo que ganha,
Que não seja negligente,
Nem me mate de vergonha...
Procura-se uma Unidade de Saúde,
Quem sabe um bom profissional,
Que na falta de um Doutor,
De consulta ou de remédio,
Que me dispense como gente,
Não me trate com seu tédio.
Procura-se uma unidade de Saúde,
Com atendimento humanizado,
Que não faça de conta que atende,
Se é que votei do outro lado...
Procura-se um Secretário,
Quem sabe um bom Prefeito,
Que cumpra apenas o seu dever,
Enquanto eu busco os meus direitos.
Procura-se um Estabelecimento,
De Saúde, mas com Saúde;
E que retrate a população,
Não precisa ser terceirizada,
Nem jamais descaracterizada,
Desvirtuando o cidadão; NÃO!

3 comentários:

  1. Lair!!
    Que bom que resolveu fazer o blog!! Através das suas poesias bem humoradas, você fala verdades as vezes bem tristes... mas que podem ainda se transformar, se todos nós abraçarmos a luta por um SUS mais digno!!
    Sou sua fã!!
    Abraços,
    Veronica

    ResponderExcluir
  2. Poesias saudáveis para uma saúde doente, é o título do meu livro; Aguarde. Ai a coisa vai bem, não é? Aqui o SUS tá SUSceptível, SUSpirando.

    ResponderExcluir
  3. Não vou dizer que estamos as mil maravilhas... mas temos feito alguma coisa... aos trancos e barrancos rsrsrs
    A proposito, nao sou poeta como você, mas também comecei a escrever meus "causos", só que em forma de contos.
    Acesse: www.antesquefalheamemoria.blogspot.com
    E tambem temos o blog da ESF do Amarante:
    www.esf-amarante.blogspot.com
    Abraços,
    Veronica

    ResponderExcluir